top of page
Renina Katz

 

Depoimento

 

Nada mais difícil para um artista do que falar de outro artista, especialmente, quando ambos navegam pelos mesmos mares e pertencem à mesma guilda. Independentemente dos ideários, os gravadores estão sempre prontos para defender a gravura como legítima produtora de artisticidade, e não mero veículo de reprodução. A riqueza da multiplicação não anula a qualidade artística, só reforça a possibilidade de divulgação. A gravura é generosa. Antes de tudo, a gravura exige grande domínio técnico. Sem isso, não se constroi uma linguagem expressiva. A gravura exige rigor para se alcançar a liberdade e é da sua natureza evitar a frivolidade.

 

No Brasil, são poucos e raros os admiradores da gravura. Já foi pior. De fato, a gravura não tem vocação para a sedução superficial. Ela exige aproximação, decifração e intimidade. É preciso desenvolver certa argúcia no olhar para se chegar à leitura capaz de descobrir as sutilezas recônditas que a gravura encerra. É nessa aproximação que o expectador fruidor saberá distinguir a verdadeira expressão, no simples exercício experimental ou virtuosístico.

 

Lêda faz parte do elenco de gravadores que, além do apuro técnico, procura o caminho do aperfeiçoamento da linguagem. Seu imaginário acolhe elementos que estão ao seu redor, prontos para a transmutação necessária para cumprir o seu percurso, e o que se espera de Lêda é que continue seu desígnio como gravadora com o mesmo entusiasmo de sempre, de modo a poder contribuir para o enriquecimento do acervo da gravura brasileira.

bottom of page